terça-feira, 16 de agosto de 2011

Meu bolo Red Velvet



Eu estava na maior história com esse bolo red velvet, porque fiz uma vez pra fazer os pop cakes (que não deram certo) e achei ele uma delícia e super bonito. Aí resolvi que queria fazer para o chá de panela. Minha inspiração era esse, mas queria com cobertura branquinha mesmo...


Eu devia ter trabalhado melhor o bolo pra ele ficar mais retinho assim e consequentemente mais marcadamente em formato de coração. Na verdade, já usei uma forma em formato de coração, e acho que se tivesse feito retangular e cortado o coração ia ficar melhor, mas ia desperdiçar muito, então usei a forma mesmo.

Depois que ele estava lá prontinho, branquinho, achei que estava muito sem graça. Preferia ter colocado umas amoras ou framboesas em cima, mas como não tinha pensado com antecedência, me inspirei nos mil bolos com flores que temos visto por aí para dar uma incrementada no meu.





Agora vamos às receitas!! O chantily eu comprei de caixinha e bati, e as outras duas receitas são da Barra Doce.

BOLO RED VELVET

- 2 ovos
- 1 1/2 xícaras de óleo
- 1 xícara de buttermilk* (para fazer coloque 1 colher de sopa de suco de limão e complete com leite, misture e deixe descansar por 10 minutos antes de usar para talhar.)
- 1 colher de sopa de vinagre
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 4 colheres de sopa de corante vermelho
- 2 1/2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 colher de sopa de cacau em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

Como em todo bolo, pré-aqueça o forno em 180 graus. Unte 2 formas redondas com 20 cm de diâmetro com manteiga e farinha. Agora vamos ao bolo! Primeiro bata na batedeira os ovos até que a misture fique bem clara. Adicione todos os ingredientes líquidos (óleo, buttermilk, vinagre, essência de baunilha e o corante vermelho) batendo para misturar bem e reserve.

Em outra tigela maior, coloque os ingredientes secos e bata alguns segundos para ficar homogênea. Agora adicione os ingredientes líquidos já batidos e bata por mais uns 2 minutos em velocidade média-alta. Coloque a massa nas assadeiras, dividido igualmente e bata a assadeira algumas vezes na sua área de trabalho para que a massa libere qualquer bolha que haja. É só levantar a assadeira alguns centímetros e soltar. Com o impacto, a massa se mexe e as bolhas sobem, saindo do meio da massa.

Asse por 30 minutos ou até que o palito de dente saia limpo. Com os bolos prontos, deixe esfriar na própria assadeira por uns 10 minutos e depois desenforme, deixando esfriar mais um pouco sobre a grade. Faça a cobertura que pode ser de cream cheese ou buttercream, com uma quantidade o suficiente para rechear e cobrir o bolo. (Eu fiz cobertura de chantily e recheio de cream cheese)


COBERTURA/ RECHEIO DE CREAM CHEESE
(boa demaaaais, gorda demaaaaaaaaaais!)

- 1/2 xícara de manteiga, em temperatura ambiente

- 150g (1 embalagem) de cream cheese sabor origiral, em temperatura ambiente
- 2 a 3 xícaras de açúcar de confeiteiro
- 1 colher de chá de essência de baunilha

Na batedeira, misture bem a manteiga e o cream cheese até que fique homogêneo, o que vai levar cerca de 3 minutos. Acrescente a essência de baunilha, continue a bater e aos poucos adicione em partes o açúcar de confeiteiro até que obtenha o ponto que desejar. Quanto mais açúcar você colocar, mais consistente ficará a cobertura e , consequentemente, mais doce também.

Tudo facinho e delicioso!!!

5 comentários:

Cris Rodrigues disse...

Ai, tô apaixonada!
Já sei qual o próximo bolo que vou fazer...
Isso depois que acabar essa maldita dieta da proteína!
Parabéns!
Tbm adorei as primeiras madrinhas! Queria as minhas coordenadas tbm, mas algumas não gostaram muito da idéia e eu desisti!
11 dias! Uhuu!

Carolina disse...

Sou suspeita demais pra falar, mas apaixonei em red velvet + cream cheese depois dos cupcakes da Fran... =)

Um dia ainda tento fazer essa receita!

Ludmila disse...

Huuuuuuum, bonito está... e a cara é de que está muito gostoso também! Parabéns...
Bjo

Lilian Gomes disse...

Que tudo
vou salvar essa receita aqui

bjos

Larissa disse...

Humm... parece ser tudo de bom!
Bjo